Daniel,
Da maneira que você implementou, via Database, você selecionara um dos registros da base de dados e gravara na entidade "mãe" o atributo que você selecionar na parte TargetAttribute. Na minha visão, o ideal seria selecionar um registro e associa-lo ao registro "mãe". No seu caso, um registro da entidade "SubGrupo" selecionaria 1 dos registros da entidade "Grupo". Nesse caso, eu sugiro você alternar para o modo Context, entretanto, teria que alterar as entidades para que as mesmas fossem persistentes.
Mas se ainda quer utilizar o atual modelo que fez, sugiro habilitar o modo Custom Content no combo-box, daí conseguirá customizar como o registro selecionado será apresentado ao usuário.
Neste vídeo dou detalhes de como faze-lo.
Entendo o que esta tentando fazer, fazer do Mendix um Front-End builder, correto? Mas aconselho a não fazer isso. Traga os dados para o Mendix e trabalhe com eles com mais facilidade e flexibilidade.
Bom dia Daniel!
Isso seria um combo-box ou um reference selector? Em um combo-box, você pode fazer simplesmente assim:
Mas caso seja um reference selector, pode ser feito assim:
Se puder, coloque um print aqui da sua configuração, fica mais fácil de ajudar ;)
Bom Dia Brother,
No caso estou falando de um combobox, e creio que fiz a configuração do jeito que vc falou e continua do mesmo jeito.
Tomei a liberdade de enviar as imagens passo a passo da configuração, pois como vc tem mais experiência talvez consiga ver o que estou fazendo de errado. Se for possível, claro.
Não se isso influencia, mas estou usando banco externo e portanto, trabalhando com query.
Se puder me ajudar agradeço imensamente.. Valeuuu
E a expressão da Caption? Consegue colocar também?
Boa Tarde Erik,
Primeiro, muito obrigado por toda ajuda e atenção que vc esta me dando.
Segue o print, com o caption (eu mudei coloquei algo mais simples, pois achei que estava fazendo algo errado), mas continuou do mesmo jeito.
Já tentou mudar na parte Store value o Target attribute para grp_desc? Pois independente do que você selecione ali, o objeto será salvo de acordo com a associação entre as entidades.
Opa Erik,
do jeito que vc falou ele da erro de renderização conforme abaixo:
mas resolvi fazer a seguinte alteração:
Até funcionou no sentido de mostra a descrição do grupo, contudo não salva no banco.
Debuguei o microflow e veja que o objto esta indo certo (teoricamente)
não da erro nenhum e faz o evento closepage normal, contudo não efetiva no banco
Isso no caso do update, no caso do insert o grp_cod esta vindo vazio veja o print:
Veja que o grup_desc veio o que selecionei mas o grop_cod veio vazio e portanto ele cai o erro que estou tatando poiso campo é obrigatório.
Percebi também que o relacionamento esta vindo vazio, não sei se isso ajuda.
Não sei o que etsou fazendo de errado, se puder continuar me ajudando agradeço imensamento.
Valeu
Bom Dai Erik,
Entendi perfeitamente sua explicação, o problema é que por enquanto estou usando a versão free.. E não consegui entnder muito bem como é feita a cobrança e nem como funciona a qeustão de backup do banco.
Procurei na tua pagina mas não encontrei nada a respeito (posso ter não encontrando), e sim vc entendeu perfeitamente..
E a questão também é que já existe a base de dados então , demandaria muito tempo ter que jogar tudo (recriar) dentro do mendix.. eu estou falando besteira?
Valeuuuuuu
Não sei o que aconteceu sua resposta sumiu? !!!!!
Entendi.. Eu percebi que consigo fazer o deploy em um servidor windows particular, neste caso eu também teria que fazer o upgrde para a versão paga?
Digo isso pra evitar essa "dormida" do sistema!!
Valeu
Caro Erik,
Se puder me mande novamente o link do seu video sobre o context, pois por alguma razão a sua resposta sumiu.
E pq não é interssante utilizar um banco externo ?
Desde já agradçeço
Erik Boa noite,
Desculpe por continuar incomodando, mas você poderia me mandar aquele link do video do seu canal que fala sobre a questão do cntext (que vc sugeriu para tentar solucionar o problema do xombobox), por favor
E pq não seria interessnate utilizar um banco de dados externo?
E obrigado por toda a juda, vou tentar resolver a questão do combobox com base no seu video.
Valeu..
https://youtu.be/jaJcmYN84qY