ComboBox não mostra Caption correto

0
Caros colegas, configurei um combobox (por associação), e está funcionando perfeitamente, porém, ao invés de aparecer a "descrição" do campo, aparece o "Id" (que é o campo que estou gravando no banco de dados), mas no texto do combobox deve aparecer a "descrição", tanto que se eu abrir o combobox a descrição aparece.Alguém poderia me ajudar?Desde já agradeço, pois estou amando o Mendix (estou iniciando).  
asked
15 answers
0

Daniel,

Da maneira que você implementou, via Database, você selecionara um dos registros da base de dados e gravara na entidade "mãe" o atributo que você selecionar na parte TargetAttribute. Na minha visão, o ideal seria selecionar um registro e associa-lo ao registro "mãe". No seu caso, um registro da entidade "SubGrupo" selecionaria 1 dos registros da entidade "Grupo". Nesse caso, eu sugiro você alternar para o modo Context, entretanto, teria que alterar as entidades para que as mesmas fossem persistentes.

Mas se ainda quer utilizar o atual modelo que fez, sugiro habilitar o modo Custom Content no combo-box, daí conseguirá customizar como o registro selecionado será apresentado ao usuário.

Neste vídeo dou detalhes de como faze-lo.

Entendo o que esta tentando fazer, fazer do Mendix um Front-End builder, correto? Mas aconselho a não fazer isso. Traga os dados para o Mendix e trabalhe com eles com mais facilidade e flexibilidade.

answered
0

Bom dia Daniel!

Isso seria um combo-box ou um reference selector? Em um combo-box, você pode fazer simplesmente assim:

image.png

Mas caso seja um reference selector, pode ser feito assim:

image.png

Se puder, coloque um print aqui da sua configuração, fica mais fácil de ajudar ;)

answered
0

Bom Dia Brother,

No caso estou falando de um combobox, e creio que fiz a configuração do jeito que vc falou e continua do mesmo jeito.

Tomei a liberdade de enviar as imagens passo a passo da configuração, pois como vc tem mais experiência talvez consiga ver o que estou fazendo de errado. Se for possível, claro.

Não se isso influencia, mas estou usando banco externo e portanto, trabalhando com query.

Se puder me ajudar agradeço imensamente.. Valeuuu

1.png2.png3.png

answered
0

E a expressão da Caption? Consegue colocar também?

answered
0

Boa Tarde Erik,

Primeiro, muito obrigado por toda ajuda e atenção que vc esta me dando.

Segue o print, com o caption (eu mudei coloquei algo mais simples, pois achei que estava fazendo algo errado), mas continuou do mesmo jeito.

image.png

answered
0

Já tentou mudar na parte Store value o Target attribute para grp_desc? Pois independente do que você selecione ali, o objeto será salvo de acordo com a associação entre as entidades.

answered
0

Opa Erik,

do jeito que vc falou ele da erro de renderização  conforme abaixo:

image.png

mas resolvi fazer a seguinte alteração:

image.png

Até funcionou no sentido de mostra a descrição do grupo, contudo não salva no banco.

Debuguei o microflow e veja que o objto esta indo certo (teoricamente)

image.png

não da erro nenhum e faz o evento closepage normal, contudo não efetiva no banco 

Isso no caso do update, no caso do insert o grp_cod esta vindo vazio veja o print:

image.png

Veja que o grup_desc veio o que selecionei mas o grop_cod veio vazio e portanto ele cai o erro que estou tatando poiso campo é obrigatório.

Percebi também que o relacionamento esta vindo vazio, não sei se isso ajuda.

Não sei o que etsou fazendo de errado, se puder continuar me ajudando agradeço imensamento.

Valeu

answered
0

Bom Dai Erik,

Entendi perfeitamente sua explicação, o problema é que por enquanto estou usando a versão free..  E não consegui entnder muito bem como é feita a cobrança e nem como funciona a qeustão de backup do banco. 

Procurei na tua pagina mas não encontrei nada a respeito (posso ter não encontrando), e sim vc entendeu perfeitamente.. 

E a questão também é que já existe a base de dados  então , demandaria muito tempo ter que jogar tudo  (recriar) dentro do mendix.. eu estou falando besteira?

Valeuuuuuu

answered
0

Não sei o que aconteceu sua resposta sumiu? !!!!!

answered
0

Entendi.. Eu percebi que consigo fazer o deploy em um servidor windows particular, neste caso eu também teria que fazer o upgrde para a versão paga? 

Digo isso pra evitar essa "dormida" do sistema!!

Valeu

answered
0

Caro Erik,

Se puder me mande novamente o link do seu video sobre o context, pois por alguma razão a sua resposta sumiu.

E pq não é interssante utilizar um banco externo ?

Desde já agradçeço

answered
0

Erik Boa noite,

Desculpe por continuar incomodando, mas você poderia me mandar aquele link do video do seu canal que fala sobre a questão do cntext (que vc sugeriu para tentar solucionar o problema do xombobox), por favor

E pq não seria interessnate utilizar um banco de dados externo?

E obrigado por toda a juda, vou tentar resolver a questão do combobox com base no seu video. 

Valeu.. 

answered
0

O link do vídeo é esse!

answered
0

O vídeo pode ser assistido aqui.

answered
0

https://youtu.be/jaJcmYN84qY

answered